Obras para desativação da Estação de Tratamento de Esgoto Graminha, em Limeira, têm avanço de 90%

Obras para desativação da Estação de Tratamento de Esgoto Graminha, em Limeira, têm avanço de 90%

Notícias Mar 29, 2023

29 de Março de 2023

BRK executa a remoção do lodo sedimentado do fundo das lagoas da estação

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, segue investindo no sistema de esgotamento sanitário da cidade. Dentre as ações estão as obras da segunda etapa da desativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Graminha.

Em 2019, a empresa concluiu a primeira etapa desse trabalho, que consistiu na reversão da ETE Graminha. Ou seja, a estação foi inativada e o esgoto que até então era tratado no local passou a ser revertido desta bacia, por meio da Estação Elevatória de Esgoto Graminha, que bombeia os efluentes para a ETE Águas da Serra, onde é feito o tratamento.

Para isso, além da construção da EEE Graminha, foram implantados cinco quilômetros de emissários para reversão de todo o esgoto coletado na Bacia do Ribeirão Graminha.

Atualmente, a concessionária executa a segunda etapa do processo de desativação da ETE Graminha. A primeira fase dessa segunda etapa tem avanço de 90% e consiste na remoção do lodo sedimentado do fundo das lagoas da estação e na sua adequada destinação.

“Essa é a primeira fase dessa segunda etapa da obra, na qual além de retirarmos o lodo, realizamos a desidratação e encaminhamos ao aterro. Uma fase importante, pois irá garantir a completa desativação da unidade, eliminando assim todos os odores provenientes do processo de tratamento de esgoto do local”, explica Analice Carvalho, gerente de engenharia da BRK em Limeira.

Próximas fases


Com a conclusão desta primeira fase, a concessionária dará início às próximas etapas necessárias para a completa desativação da estação, que consistem na terraplenagem das lagoas e plantio de mudas, bem como o cercamento da EEE Graminha, que seguirá em operação após a conclusão das obras.

Considerando todas as fases dessa segunda etapa de intervenções para a desativação da estação, a obra já tem avanço de 34%.